O curso online “As Múltiplas faces da Leitura“ é composto por 01 módulo introdutório e 05 módulos formais, e apresenta como proposta central a valorização e a criação de espaços para encontros de leitura que geram boas conversas.
O módulo introdutório apresenta os temas a serem abordados ao longo do curso, traçando um paralelo com a Base Nacional Comum Curricular, e também faz um convite aos professores. Nos três primeiros módulos formais do curso, o trabalho com os textos compõe a base para a discussão sobre ações qualificadas de mediação de leitura, sobre a atuação de mediadores e mediadoras e sobre a ampliação do letramento de estudantes.
Já os dois módulos finais discutem a incorporação de novas linguagens, hábitos, suportes e maneiras de ler, tão próprios do mundo contemporâneo. É neste momento que as telas digitais passam a ser apresentadas como outras possibilidades para a leitura, carregadas de novos sentidos e significados.
Módulo 0 - Introdução
O módulo introdutório apresenta os temas a serem abordados ao longo do curso, traçando um paralelo com a Base Nacional Comum Curricular, e também faz um convite aos professores.
Capítulo 1: Novos olhares e a Base Nacional Comum Curricular
Capítulo 2: Nosso convite para você, professor
Módulo 1 - Leitura e boas conversas na escola
Aborda a contribuição da leitura para a aquisição de conhecimento e fortalecimento da cidadania, além da importância de uma boa mediação para a apresentação de textos e constituição de comportamentos leitores.
Capítulo 1: Leitura e boas conversas na escola
Capítulo 2: Contribuições da leitura e boas parcerias
Capítulo 3: Mediadores - bons parceiros de leitura
Capítulo 4: Comportamentos leitores
Módulo 2 - Contexto
Discute questões essenciais para o desenvolvimento da mediação qualificada de leitura: o contexto em que a leitura ocorre, os propósitos e as intenções leitoras, os critérios para a escolha do acervo e as rodas de leitura como estratégia para ampliação de repertório.
Capítulo 1: Contexto
Capítulo 2: Propósitos leitores
Capítulo 3: Seleção do acervo
Módulo 3 - Organização de momentos de leitura
Trata da organização dos momentos de leitura e dos grupos que formam as rodas leitoras, do ambiente e do tempo em que ocorre a ação educativa, além de desvelar a importância da socialização dos conhecimentos e do entendimento dos leitores.
Capítulo 1: Organização de momentos de leitura
Capítulo 2: Antes, durante e depois da leitura
Capítulo 3: Observar e ouvir
Módulo 4 - Multiletramentos
Apresenta o conceito de multiletramentos e alguns elementos que os caracterizam: diferentes culturas e linguagens como suportes para a produção de conteúdo e para a leitura em ambientes digitais, além do conceito de leitor-autor (coautoria na web).
Capítulo 1: Como surgiram e o que são os multiletramentos?
Capítulo 2: Os pilares do multiletramento
Capítulo 3: Produção cultural e multiletramentos?
Capítulo 4: As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)
Módulo 5 - Olhar crítico em um universo repleto de informações
Conceitua a importância da constituição de repertório para a seleção crítica da informação acessada na web e discute a situação comunicativa e o contexto onde as diferentes faces da leitura se apoiam.
Capítulo 1: Olhar crítico em um universo repleto de informações
Capítulo 2: A situação comunicativa e as práticas de linguagem
Capítulo 3: Prêmio RBS de Educação
Critérios de Certificação
1. Mínimo de 75% de acertos nas questões;
2. Realizar a leitura minuciosa de todos os módulos;
3. Interagir com vídeos e outras mídias disponíveis entre os módulos;
4. Finalizar o curso até dia 18 de novembro de 2018.
Para obter o certificado, expedido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, é necessário responder a todas as questões de múltipla escolha e obter 75% de acertos.